O HEDGE SIMULTÂNEO DOS RISCOS DE PREÇO E DE CÂMBIO DA PRODUÇÃO DE SOJA EM RONDONÓPOLIS (MT), UTILIZANDO CONTRATOS DA BOVESPA-BM&F

Autores

  • Waldemar Antônio da Rocha de Souza
  • João Gomes Martines-Filho
  • Pedro Valentim Marques

Palavras-chave:

Hedge simultâneo, risco de preços e taxa de câmbio, soja, Mato Grosso

Resumo

A decisão de hedge simultâneo dos produtores de soja de Mato Grosso com contratos futuros de preço e taxa de câmbio da BOVESPA-BM&F foi analisada. Um modelo de hedge simultâneo do risco de preços e taxa de câmbio foi obtido e as eficiências de diferentes estratégias de hedge foram calculadas. As principais conclusões foram que o hedge simultâneo de risco de preços e a taxa de câmbio reduzem de forma acentuada o risco da receita total, comparativamente ao hedge de preços isolado. A mitigação do risco de taxa de câmbio, em conjunto com o de preços é fundamental para uma gestão estratégica dos exportadores de commodities.

Biografia do Autor

Waldemar Antônio da Rocha de Souza

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas

João Gomes Martines-Filho

Professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES
Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Pedro Valentim Marques

Professor Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia - LES
Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

DE SOUZA, W. A. da R.; MARTINES-FILHO, J. G.; MARQUES, P. V. O HEDGE SIMULTÂNEO DOS RISCOS DE PREÇO E DE CÂMBIO DA PRODUÇÃO DE SOJA EM RONDONÓPOLIS (MT), UTILIZANDO CONTRATOS DA BOVESPA-BM&F. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/434. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos