ANÁLISE DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO SETOR DE MELÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BRASIL

Autores

  • Andrea Cristina Door
  • Ulrike Grote

Palavras-chave:

Melão, contrato, cadeia de mercado

Resumo

A cadeia de frutas frescas está focando de forma crescente no valor adicionado e na redução de custos, procurando atender a demanda do consumidor. Novos canais de comercialização são abertos como resultado da mudanca dos hábitos dos consumidores e do crescente domínio de grandes atacadistas nos países industrializados. Os estados de Rio Grande do Norte e Ceará são responsáveis por 98% da exportação brasileira de melão onde 99% destinam-se à União Europeia. Este artigo objetiva descrever a cadeia do melão, entender os canais de comercialização e analisar as relações contratuais entre compradores e produdores. Além disso, o artigo também se propõe a analisar as estruturas de governança predominantes na cadeia de valor em relação às características das respectivas transações. Foram conduzidos seis estudos de caso com produtores de melão no estado do Rio Grande do Norte no Brasil. O referencial teórico baseouse nos conceitos da Cadeia Global de Valor e da Economia dos Custos de Transação. Os resultados mostram que os arranjos contratuais entre compradores internacionais e produtores, bem como entre empresas intermediárias e produtores são bem delineados. No entanto, arranjos com compradores domésticos ainda oferecem margem para melhoria. Conclui-se que produtores sem certificação precisam de apoio para um upgrade e para aumentarem a eficiência ao longo cadeia produtiva. Isto seria possível por meio da integração vertical, cooperação e coordenação, incluindo contratos formais entre os agentes da cadeia. Um upgrading na cadeia contribui para com padrões de qualidade, aumento no mercado internacional e melhorias nos arranjos contratuais.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Door

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócios Universidade Federal de
Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Ciências Econômicas

Ulrike Grote

Department of Economic and Technological Change

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Publicado

2012-03-06

Como Citar

DOOR, A. C.; GROTE, U. ANÁLISE DOS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO DO SETOR DE MELÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BRASIL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/432. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos