DETERMINANTES DA ADOÇÃO DA TECNOLOGIA DE DESPOLPAMENTO NA CAFEICULTURA: ESTUDO DE UMA REGIÃO PRODUTORA DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS

Autores

  • Giovani Blasi Martino Lanna
  • Erly Cardoso Teixeira
  • Ricardo Pereira Reis Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Café, adoção tecnológica, despolpamento

Resumo

Objetivou-se, neste trabalho, identificar os determinantes da adoção da tecnologia pós-colheita de despolpamento pelos produtores rurais na atividade cafeeira de Viçosa, MG. Os cafeicultores que despolpam o café foram considerados adotantes de tal tecnologia. Aplicou-se o modelo Logit para identificar os determinantes da adoção da despolpa do café. Os resultados apresentam as variáveis associativismo, capital próprio, escolaridade, rentabilidade e treinamento como fatores que determinam a adoção da tecnologia de despolpamento, sendo o treinamento e o associativismo os fatores que mais contribuem na adoção.

Biografia do Autor

Giovani Blasi Martino Lanna

Gerente da ViçosaTec

Erly Cardoso Teixeira

Professor do Departamento de Economia Rural
Universidade Federal de Viçosa, Centro de Ciências Agrárias

Ricardo Pereira Reis, Universidade Federal de Lavras

Professor do Departamento de Administração e Economia
Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

LANNA, G. B. M.; TEIXEIRA, E. C.; REIS, R. P. DETERMINANTES DA ADOÇÃO DA TECNOLOGIA DE DESPOLPAMENTO NA CAFEICULTURA: ESTUDO DE UMA REGIÃO PRODUTORA DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/430. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos