HÁBITOS DE COMPRA DOS CLIENTES DA FEIRA LIVRE DE ALFENAS-MG

Autores

  • Flávia Giolo de Carvalho Universidade Estadual Paulista
  • Eliane Garcia Rezende Universidade Pontifícia Católica - São Paulo
  • Marcelo Lacerda de Rezende Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Feiras livres, comportamento do cliente, análise de conglomerados, modelo logit

Resumo

Objetivou-se, no presente estudo, estudar os hábitos de consumo dos frequentadores da feira livre do município de Alfenas, Minas Gerais. Especificamente, pretendeu-se caracterizar os clientes de acordo com suas condições socioeconômicas e hábitos de compra; e identificar as variáveis que determinam sua frequência à feira. Utilizou-se a análise de conglomeradas para formar grupos de clientes com características e hábitos semelhantes. O modelo Logit foi empregado para testar o efeito de variáveis sobre a frequência dos clientes à feira. Os resultados indicam que a feira livre apresenta um público heterogêneo quanto à idade, renda per capita, escolaridade e profissão; e semelhante quanto ao motivo da preferência pela feira, à escolha dos produtos mais consumidos e aos intervalos de frequência. Constatou-se que o costume de ir à feira para comprar essencialmente frutas, legumes e verduras independe da capacidade financeira do cliente e está relacionado com a idéia de um local propício à obtenção de alimentos que proporcionam uma alimentação saudável, além de ser um ambiente para lazer. Os resultados reforçam a importância de se conhecer esse ambiente popular, pois podem subsidiar políticas de saúde e nutrição, que visam planejar, diagnosticar e intervir nas situações levantadas.

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Publicado

2011-04-04

Como Citar

DE CARVALHO, F. G.; REZENDE, E. G.; DE REZENDE, M. L. HÁBITOS DE COMPRA DOS CLIENTES DA FEIRA LIVRE DE ALFENAS-MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/39. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos