HÁBITOS DE COMPRA DOS CLIENTES DA FEIRA LIVRE DE ALFENAS-MG
Palavras-chave:
Feiras livres, comportamento do cliente, análise de conglomerados, modelo logitResumo
Objetivou-se, no presente estudo, estudar os hábitos de consumo dos frequentadores da feira livre do município de Alfenas, Minas Gerais. Especificamente, pretendeu-se caracterizar os clientes de acordo com suas condições socioeconômicas e hábitos de compra; e identificar as variáveis que determinam sua frequência à feira. Utilizou-se a análise de conglomeradas para formar grupos de clientes com características e hábitos semelhantes. O modelo Logit foi empregado para testar o efeito de variáveis sobre a frequência dos clientes à feira. Os resultados indicam que a feira livre apresenta um público heterogêneo quanto à idade, renda per capita, escolaridade e profissão; e semelhante quanto ao motivo da preferência pela feira, à escolha dos produtos mais consumidos e aos intervalos de frequência. Constatou-se que o costume de ir à feira para comprar essencialmente frutas, legumes e verduras independe da capacidade financeira do cliente e está relacionado com a idéia de um local propício à obtenção de alimentos que proporcionam uma alimentação saudável, além de ser um ambiente para lazer. Os resultados reforçam a importância de se conhecer esse ambiente popular, pois podem subsidiar políticas de saúde e nutrição, que visam planejar, diagnosticar e intervir nas situações levantadas.Downloads
Publicado
2011-04-04
Como Citar
DE CARVALHO, F. G.; REZENDE, E. G.; DE REZENDE, M. L. HÁBITOS DE COMPRA DOS CLIENTES DA FEIRA LIVRE DE ALFENAS-MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/39. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos