VIABILIDADE FINANCEIRA DA PRODUÇÃO DE FEIJÃO EM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO POR MINIASPERSÃO

Autores

  • Eduardo Luis da Silva Técnico Administrativo da Universidade Federal de Viçosa
  • Marco Aurélio Marques Ferreira Professor do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa
  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro Mestre em Administração

Palavras-chave:

Investimento, agronegócios, risco, feijão, automação

Resumo

Objetivou-se, neste trabalho, verificar a viabilidade financeira da implementação de um sistema automatizado de irrigação por miniaspersão na cultura do feijão. O trabalho toma como referência a teoria de análise financeira de investimentos, considerando-se a abordagem determinística e probabilística. Os dados relativos à produtividade do feijoeiro, ao sistema de irrigação por miniaspersão, bem como os coeficientes técnicos, os custos de produção e as receitas de venda foram baseados em experimentos e coletas de dados realizados por pesquisadores de um centro de pesquisa do estado de Minas Gerais. De acordo com os resultados, conclui-se que nos cenários determinístico e probabilístico, o projeto de irrigação por miniaspersão na cultura de feijão apresenta-se viável para os dados de produtividade baseados em experimento, enquanto para os dados de produtividade média dos produtores de MG, o projeto não se mostrou viável. O projeto é consideravelmente sensível às alterações nas variáveis de risco, a exemplo do preço dos fatores de produção e do custo de oportunidade do capital. Dentre esses fatores, maior sensibilidade foi observada nas variações de preço do feijão.

Downloads

Publicado

2011-09-20

Como Citar

SILVA, E. L. da; FERREIRA, M. A. M.; MONTEIRO, D. A. A. VIABILIDADE FINANCEIRA DA PRODUÇÃO DE FEIJÃO EM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO POR MINIASPERSÃO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/357. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos