PRODUÇÃO DE BIODIESEL E ÓLEO VEGETAL NO BRASIL: REALIDADE E DESAFIO

Autores

  • Mauro Osaki Doutorando do Programa do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos - PPGEP/UFSCar, pesquisador do GEPAI e do Cepea/Esalq-USP - Piracicaba (SP)
  • Mario Otávio Batalha Professor e pesquisador do GEPAI/DEP/UFSCar. Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais - Departamento de Engenharia de Produção — Universidade Federal de São Carlos – SP

Palavras-chave:

Biodisel, produção de biodiesel, óleo vegetal

Resumo

O governo e a sociedade têm debatido a matriz energética do país com a intenção de identificar alternativas aos derivados de petróleo como fonte de energia. O biodiesel (BD) tem sido considerado mais promissor para substituir parte do diesel fóssil consumido no Brasil. A produção do BD permitiria a obtenção de ganhos ambientais e poderia servir como instrumento de inclusão social de pequenos produtores rurais de regiões menos favorecidas. Mas, para que esses objetivos sejam alcançados, é necessário que essa produção seja sustentável a partir das principais matérias-primas disponíveis no país. O trabalho analisou o potencial de produção e inclusão do BD no diesel nas cinco regiões geográficas brasileiras. Para isso, por meio do estudo de caso descritivo, foram determinados dois cenários de oferta de óleo vegetal para a produção de BD. No primeiro cenário toda a produção de óleo vegetal seria destinada para a produção de BD. Em outro cenário somente o óleo exportado seria alocado para a fabricação de BD. No primeiro, a produção total de óleo vegetal transformada em biodiesel atenderia à lei n. 11.097 em todas as regiões pesquisadas. No segundo cenário, a produção exportada indicou que as regiões Centro-oeste e Sul poderiam atender ao Programa Nacional de Produção e Uso de BD (PNPB) e as demais regiões não apresentaram resultados capazes de cumprir a mistura obrigatória de 2% de BD no diesel.

Downloads

Publicado

2011-09-20

Como Citar

OSAKI, M.; BATALHA, M. O. PRODUÇÃO DE BIODIESEL E ÓLEO VEGETAL NO BRASIL: REALIDADE E DESAFIO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/349. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos