VARIÁVEIS RELEVANTES DO CONSUMIDOR DO CAFÉ SOLÚVEL SOB O ENFOQUE DA DIFERENCIAÇÃO

Autores

  • Roberto Giro Moori
  • Diógenes de Souza Bido
  • Luciel Henrique de Oliveira

Palavras-chave:

Café sol´uvel, gestão da cadeia de suprimentos, consumidores de café solúvel

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, identificar, junto aos consumidores, as variáveis que influenciam a frequência de consumo do café solúvel. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória do tipo explicativa constituída de duas etapas e participação de 211 respondentes no total. Os dados coletados, tratados por meio da modelagem em equações estruturais (PLS-PM), revelaram que as variáveis significantes para o consumo do café solúvel são: o hábito e a idade. A identificação dessas variáveis, desdobrada em atividades operacionais individuais constituem o ponto de partida para a análise da cadeia de valor do consumidor final ao produtor, permitindo assim, uma melhor efetividade nas formulações de estratégias empresariais e acurácia na previsão do consumo do café solúvel e, por consequência, a vantagem competitiva.

Downloads

Publicado

2011-04-19

Como Citar

MOORI, R. G.; BIDO, D. de S.; DE OLIVEIRA, L. H. VARIÁVEIS RELEVANTES DO CONSUMIDOR DO CAFÉ SOLÚVEL SOB O ENFOQUE DA DIFERENCIAÇÃO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/310. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos