ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL E REALIDADE SOCIOECONÔMICA: O CASO DA INDÚSTRIA CRIATIVA MINERO-ARTESANAL EM TRÊS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS

Autores

  • Gustavo Melo Silva
  • Jorge Alexandre Barbosa Neves

Palavras-chave:

Indústrias criativas, redes sociais, desenvolvimento local

Resumo

A cultura aparece atualmente em uma nova fronteira, que é denominada de indústrias criativas e essas, por sua vez, demandam estudos que apresentem novas perspectivas de análise como, por exemplo, esse que descreve a estrutura organizacional e a realidade socioeconômica da indústria criativa artesanal de esteatita, que popularmente é conhecida como pedra-sabão, de três municípios de Minas Gerais. Os dados apresentados e analisados referem-se à atividade econômica da produção artesanal em um aglomerado produtivo local nos municípios de Catas Altas da Noruega, Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. Os resultados indicam a estrutura dos negócios que, por meio da especialização do trabalho, propiciou a formação de uma rede organizacional e a realidade socioeconômica a partir de parâmetros como, por exemplo, educação, tempo de atuação, processo de aprendizagem, renda, família e configuração legal. Essa rede foi formada com a influência do capital social em seu processo de especialização por funções o que ocorreu nas indústrias criativas, nos produtos e nos processos nesses municípios.

Downloads

Publicado

2011-04-19

Como Citar

SILVA, G. M.; NEVES, J. A. B. ESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL E REALIDADE SOCIOECONÔMICA: O CASO DA INDÚSTRIA CRIATIVA MINERO-ARTESANAL EM TRÊS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/305. Acesso em: 27 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos