A CULTURA DO PODER NA GERÊNCIA DE EMPRESAS AGROPECUÁRIAS DO SUL DE MINAS GERAIS: UMA INTERPRETAÇÃO DO NOVO PARADIGMA DA ADMINISTRAÇÃO RURAL: uma interpretação do novo paradigma da Administração Rural

Autores

  • German Torres Salazar Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

administração rural, cultura e gerência rural

Resumo

Este artigo visa, a partir das pesquisas em Teoria das Organizações, ressaltar a importância da cultura gerencial na análise do processo administrativo das empresas rurais e suas conseqüências no desenvolvimento econômico da agricultura brasileira. Uma revisão bibliográfica abrangente dá suporte à essa reflexão. Escolheu-se o universo empírico de empresas rurais do sul de Minas para testar a importância da cultura gerencial no empreendimento rural. A principal conclusão é que o desenvolvimento da Administração Rural se dá pela substituição do enfoque específico sobre a produção, direcionando-o para a cultura que é a expressão do conjunto dos valores empresariais.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

SALAZAR, G. T. A CULTURA DO PODER NA GERÊNCIA DE EMPRESAS AGROPECUÁRIAS DO SUL DE MINAS GERAIS: UMA INTERPRETAÇÃO DO NOVO PARADIGMA DA ADMINISTRAÇÃO RURAL: uma interpretação do novo paradigma da Administração Rural. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/297. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos