AS ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO DE SITIANTES NO OESTE DE MINAS GERAIS E DE COLONOS NO SUDOESTE DO PARANÁ

Miguel Angelo Perondi, Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro

Resumo


Este estudo procura analisar as estratégias de reprodução dos agricultores familiares, por meio das evidências semelhantes encontradas em duas comunidades rurais. Os processos produtivos e reprodutivos são simultâneos e a contínua reconversão de parte da produção em novos meios recria as condições sociais e culturais da existência do agricultor. O esforço reprodutivo se revela quando se observa como é organizado o trabalho em família, como se elege seu sucessor, como ocorre o crescimento patrimonial e como conquistam novas atividades agrícolas e não agrícolas que os melhorem financeiramente. O trabalho se inicia apresentando o referencial teórico e bibliográfico utilizado na análise do problema estudado. Depois, apresenta as estratégias de reprodução que aparecem em ambos os casos. Percebeu-se uma dinâmica divisão do trabalho familiar, mas fixa quanto à relevância econômica da atividade e condicionada pelo critério homem/dinheiro e mulher/sustento. Foram similares os modos como preparam o seu sucessor e como se utilizaram da aquisição de terra para ajustar a herança. A poupança se apresentou na forma de gado para os sitiantes, sendo que, historicamente, o suíno teve o mesmo papel para os colonos. A migração e a pluriatividade apareceram como instrumentos fundamentais do crescimento patrimonial de jovens adultos. Também, em ambos os casos, apareceu a figura do negociante rural sendo executado por um membro da comunidade. Portanto, as estratégias de reprodução se mostraram semelhantes ao desenvolvimento da unidade de exploração familiar, resultado de conflitos e alianças, pressões internas e externas que agiram sobre si, num esforço de auto-exploração e auto-reprodução.

Palavras-chave


Estratégia; reprodução; agricultura familiar

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Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


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