TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Christiane Amaral Lunkes Argenta Universidade Federal de Lavras
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

tecnologias de informação, aprendizagem, tecnologias educacionais

Resumo

Este trabalho, ao inserir-se no campo de estudos que tem procurado apresentar algumas reflexões sobre as práticas pedagógicas mediadas por novas tecnologias educacionais, procurou desvendar os significados atribuídos por docentes e discentes ao uso da tecnologia de informação como mediadora da relação ensino-aprendizagem no curso de administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O esforço analítico empreendido neste trabalho revela que as tecnologias de informação, como mediadoras da relação ensino-aprendizagem, assumem diferentes significados, tanto para docentes como para discentes. Na percepção destes atores, as tecnologias de comunicação e informação, ao mediar a relação ensinoaprendizagem em administração, estimula a busca de novos conhecimentos e melhora da qualidade do ensino. Entretanto, a análise dos resultados desta pesquisa revela que o processo educacional mediado pelas tecnologias de informação pode encontrar algumas barreiras e limitações que estão associadas à infraestrutura tecnológica à pouca experiência dos docentes e alunos em trabalhar em ambientes de ensinoaprendizagem mediados por tecnologias de informação.

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Como Citar

ARGENTA, C. A. L.; DE BRITO, M. J. TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM ADMINISTRAÇÃO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 3, n. 2, 2001. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/273. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos