ESTRUTURA DE MERCADO DE PRODUTOS LÁCTEOS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS, MG

Autores

  • Antônio Borges Júnior
  • Ricardo Pereira Reis Universidade Federal de Lavras
  • Antônio João dos Reis Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Estrutura de mercado, comercialização, leite e derivados

Resumo

Por meio deste estudo, buscou-se caracterizar a estrutura de mercado e a comercialização de derivados lácteos na cidade de Lavras, MG. Para tanto, foram identificados seus agentes, suas condutas e analisados os preços pagos e recebidos, assim como o volume de vendas nos diferentes segmentos de mercado. Produtos que demandam maiores recursos tecnológicos em sua produção, como leite longa vida e doce de leite, apresentaram as maiores margens de comercialização. No setor varejista, os supermercados estabelecem, em média, menores margens que os concorrentes, principalmente em relação ao leite longa vida. No mercado de consumo de leite fluido, o produto pasteurizado é o mais demandado, com 36% da quantidade consumida, seguido pelo leite cru sem inspeção e pelo leite longa vida, com 31% e 28%, respectivamente. Os consumidores do leite sem inspeção o associam à qualidade, preço, serviços de distribuição e pagamento. Usando a metodologia do Índice de Gini, constatou-se a existência de concentração na distribuição de leite fluido nos mercados atacadista e varejista, com um nível de concentração maior no varejo.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

JÚNIOR, A. B.; REIS, R. P.; DOS REIS, A. J. ESTRUTURA DE MERCADO DE PRODUTOS LÁCTEOS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS, MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/270. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos