AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE CADEIAS PRODUTIVAS DE FRUTICULTURA NO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Breno Augusto Dinis Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ayala Liberato Braga Universidade Federal de Santa Maria
  • Marines Steffanello Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

fruticultura, cadeia produtiva, inovação, desenvolvimento econômico

Resumo

Nos últimos anos, tem-se observado um forte movimento para proporcionar alternativas inovadoras de desenvolvimento econômico no sentido de equacionar problemas referentes à pobreza e à geração de renda. O estudo da cadeia produtiva de frutas na região norte do estado do Espírito Santo visa a compreender as formas de interação entre os agentes econômicos, sociais e políticos, bem como as forças externas que interferem no processo de produção, transformação e comercialização de sucos e polpas de frutas. Este trabalho é caracterizado como exploratório e tem, como métodos de coleta de dados, a análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação. Os resultados demonstram estratégias inovadoras de implementação da cadeia de fruticultura objetivando garantir a diversificação de produtos comercializados por parte do agricultor e, conseqüentemente, a diluição do risco do negócio. Por meio da diversificação de culturas, e com transações comerciais garantidas na forma de contratos estabelecidos entre cooperativas e empresas processadoras, fomenta-se um novo modelo de desenvolvimento econômico e social na cadeia produtiva, cuja base foi lançada na região, com expectativas de ampliação na forma e abrangência da cadeia.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

PEREIRA, B. A. D.; BRAGA, A. L.; STEFFANELLO, M. AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE CADEIAS PRODUTIVAS DE FRUTICULTURA NO ESPÍRITO SANTO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/27. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos