MARKETING DA CARNE BOVINA COM VISÃO DE REDES de EMPRESAS (“NETWORKS”)

Autores

  • Marcos Fava Neves Universidade de São Paulo
  • Cláudio Pinheiro Machado Filho Universidade de São Paulo
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Universidade de São Paulo
  • Luciano Thomé e Castro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Redes agroalimentares, pecuária, carne bovina

Resumo

O negócio de carnes é composto de diversas redes de empresas, que são chamadas nesse artigo de redes agroalimentares. Qualquer rede é definida como um grupo de fornecedores e distribuidores de uma determinada empresa, em um caso individual, ou da aliança sendo analisada (em caso de empresas que administram a mesma marca). Este conceito de rede é o modelo teórico usado. De acordo com movimentos recentes no mercado global de carnes e variáveis externas às empresas, principalmente advindas do ambiente natural, o Brasil emerge como um forte candidato para assumir o lugar de principal fornecedor mundial de carnes. Isto é fortalecido pela possível entrada de grupos internacionais no mercado brasileiro de carne bovina e também por crises que afetaram os principais concorrentes. O primeiro objetivo deste artigo é fazer uma breve revisão de dados recentes sobre o mercado brasileiro e global de carne bovina. O segundo objetivo é mostrar como o negócio de carnes pode estar operando em 2010 considerando o desenvolvimento organizacional e do consumidor de alimentos. Quatro tipos de redes agroalimentares são esperadas para 2010. A metodologia usada neste artigo foi diversa: pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa com entrevistas não estruturadas em profundidade com 30 especialistas e, por fim, dados foram colhidos e gerados pelos autores.

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Como Citar

NEVES, M. F.; FILHO, C. P. M.; DE CARVALHO, D. T.; THOMÉ E CASTRO, L. MARKETING DA CARNE BOVINA COM VISÃO DE REDES de EMPRESAS (“NETWORKS”). Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 4, n. 2, 2002. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/260. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos