PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DA CADEIA PRODUTIVA DE LEITE – UM ESTUDO COM OS PRODUTORES DE LEITE DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL-PR

Autores

  • Giomar Viana Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Rúbia Nara Rinaldi Universidade Estadual do Centro Oeste

Palavras-chave:

agronegócio, cadeia produtiva do leite, fatores de desempenho

Resumo

A cadeia produtiva do leite é uma das mais relevantes no contexto do agronegócio brasileiro, gerando emprego e renda aos numerosos agentes envolvidos no processo. Objetivou-se, neste estudo, identificar os principais fatores que influenciam o desempenho da cadeia produtiva do leite, bem como a adaptação dos produtores aos novos padrões de competição e o acesso às novas tecnologias desenvolvidas. A partir de um estudo de caso junto a uma cooperativa de produtores de leite localizada no município de Laranjeiras do Sul, estado do Paraná, identificaram-se algumas características da evolução do ambiente institucional e organizacional e como essa evolução influenciou o desempenho da cadeia. Foram descritas as mudanças tecnológicas ocorridas no processo produtivo, bem como as estratégias adotadas pelos produtores para se adequarem a essas mudanças. Contudo, observou-se que uma parcela desses produtores, principalmente os de pequeno porte, ainda carece de melhorias na sua infraestrutura. Além disso, existe a necessidade de um melhor empenho no aspecto institucional da cadeia, bem como melhores condições das estradas e também assistência técnica especializada.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

VIANA, G.; RINALDI, R. N. PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DA CADEIA PRODUTIVA DE LEITE – UM ESTUDO COM OS PRODUTORES DE LEITE DO MUNICÍPIO DE LARANJEIRAS DO SUL-PR. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/26. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos