PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Palavras-chave:
desenvolvimento local, pedagogia da alternância, participação popular, educação ruralResumo
Este trabalho teve por objetivo estudar as contribuições das práticas alternativas educacionais rurais no processo de construção do desenvolvimento local. Nesse contexto, o estudo buscou compreender as manifestações de desenvolvimento local expressas na Comunidade do Giral, ES e sua relação com a incorporação do conhecimento, por meio da educação rural. Assim sendo, sublinham-se as variáveis relacionadas às práticas pedagógicas que adota a Pedagogia da Alternância, seu papel na construção do desenvolvimento local, sua prática na revalorização multicultural rural e seu desempenho na atuação transformadora do sujeito como agente de sua história. Para a obtenção das informações, foram utilizadas técnicas de pesquisa qualitativa, por entendê-la como a mais adequada para identificar as dimensões de desenvolvimento local e sua relativização com a educação rural. Observou-se que as práticas educativas atuantes na comunidade, por adotar um modelo pedagógico alternativo, expresso pela Pedagogia da Alternância, oportunizam às famílias uma flexibilidade de contraposição às necessidades por elas enfrentadas. Nesse contexto de mudanças que atravessa o cotidiano rural, a educação passa a constituir um fator de dimensões fundamentais para que se processem e consolidem as mudanças no relacionamento com essa nova realidade emergente que envolve a agricultura familiar. Pôde-se concluir que uma educação rural transformadora colabora para a geração da capacidade do educando de interagir e transformar sua realidade.Downloads
Publicado
2011-04-18
Como Citar
CALIARI, R. O.; ALENCAR, E.; AMÂNCIO, R. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/258. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos