AS OPÇÕES ESTRATÉGICAS DAS EMPRESAS LOCAIS EM FACE DA GLOBALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRODUTIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CADEIA DO LEITE

Jaime Evaldo Fensterseifer, Luciana Marques Vieira

Resumo


A entrada de empresas transnacionais no país afeta a competitividade das empresas brasileiras, principalmente as que operam apenas no mercado local. As dificuldades de crescimento ou mesmo de sobrevivência destas empresas em face do processo de globalização da atividade produtiva são o foco deste trabalho. Busca-se aqui aprofundar o entendimento sobre como as empresas que atuam apenas no mercado local estão se reestruturando estrategicamente, principalmente numa cadeia agroindustrial como a do leite, caracterizada pela concentração de empresas de capital estrangeiro. Por ser um tema em estágio inicial de conhecimento, optou-se pela realização de estudo de casos exploratórios. Os casos analisados ilustram possíveis estratégias de sobrevivência e de crescimento para as empresas brasileiras, a partir de um mapeamento das opções estratégicas disponíveis às mesmas.

Palavras-chave


empresas locais; opções estratégicas; cadeia

Texto completo:

PDF


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

 

Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


Universidade Federal de Lavras - UFLA - Departamento de Administração e Economia
Campus Universitário - Cx. Postal 37 - CEP 37200-000
Lavras - MG - Tel.: 35 3829 1441
Comentários e sugestões: revistadae@dae.ufla.br

Copyright 2011 - Todos os Direitos Reservados