AS OPÇÕES ESTRATÉGICAS DAS EMPRESAS LOCAIS EM FACE DA GLOBALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRODUTIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CADEIA DO LEITE

Autores

  • Jaime Evaldo Fensterseifer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Marques Vieira Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

empresas locais, opções estratégicas, cadeia

Resumo

A entrada de empresas transnacionais no país afeta a competitividade das empresas brasileiras, principalmente as que operam apenas no mercado local. As dificuldades de crescimento ou mesmo de sobrevivência destas empresas em face do processo de globalização da atividade produtiva são o foco deste trabalho. Busca-se aqui aprofundar o entendimento sobre como as empresas que atuam apenas no mercado local estão se reestruturando estrategicamente, principalmente numa cadeia agroindustrial como a do leite, caracterizada pela concentração de empresas de capital estrangeiro. Por ser um tema em estágio inicial de conhecimento, optou-se pela realização de estudo de casos exploratórios. Os casos analisados ilustram possíveis estratégias de sobrevivência e de crescimento para as empresas brasileiras, a partir de um mapeamento das opções estratégicas disponíveis às mesmas.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

FENSTERSEIFER, J. E.; VIEIRA, L. M. AS OPÇÕES ESTRATÉGICAS DAS EMPRESAS LOCAIS EM FACE DA GLOBALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PRODUTIVA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA CADEIA DO LEITE. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 4, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/254. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos