A INDÚSTRIA DO TURISMO: HISTÓRIA, CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS

  • Maria Cristina Angélico de Mendonça
  • Mário Otávio Batalha
  • Antônio Carlos dos Santos
Palavras-chave: indústria, turismo, setor rural

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar uma evolução histórica da indústria do turismo. Focando os reflexos dos paradigmas de gestão industrial e de algumas inovações tecnológicas sobre a mesma, apresenta as suas características, enfatizando as diferenças em relação às outras indústrias e faz uma reflexão sobre sua tendência no Brasil, considerando a participação do setor rural. Pela evolução histórica, verificou-se que os movimentos das demais indústrias, quanto a crescimento, inovações tecnológicas e mudanças de paradigmas de gestão, refletiram de forma direta na indústria do turismo. Existe uma tendência de formação de redes, como uma alternativa gerencial para pequenas e médias empresas e essa se adapta às características apresentadas sobre a indústria de turismo. No Brasil, verificou-se que sua trajetória segue a mesma da Europa no passado e a tendência também é a tranquilidade do meio rural por razões similares. Quanto às reflexões, elas focam, basicamente, o desafio gerencial que os produtores rurais têm pela frente, pelas características da indústria do turismo, pelas características do produto e de sua produção, como por ser responsável por evitar que ocorram no meio rural, que é seu meio de vida e que ainda apresenta recursos naturais tão valiosos, conseqüências negativas vividas no passado e que venham a descaracterizá-lo e até destruí-lo ainda mais do que tem sido destruído até os tempos de hoje.
Publicado
18-04-2011
Seção
Artigos