Variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: um estudo com consumidores brasileiros

Autores

  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade Estadual do Ceará
  • Cláudia Maria Carvalho Miranda NutriPoint

Palavras-chave:

e-commerce, comportamento do consumidor, internet

Resumo

Atualmente, no Brasil, muitas empresas estão lançando suas operações de e-commerce em diversas áreas, através de portais horizontais que abrigam diversas lojas virtuais ou também mediante portais verticais especializados em determinados segmentos. A internet, aliada ao cybermarketing, ganhou sua face multimídia, deixando de ser unicamente um meio de comunicação para ser uma ferramenta com novas e poderosas aplicações. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou, por meio das respostas de 368 usuários da internet em nove estados brasileiros, identificar as variáveis comportamentais determinantes para a decisão de compra no varejo virtual entre três grupos de usuários: os que utilizam, os que desistiram de usar e os que não utilizam o e-commerce. Utilizou-se uma metodologia não probabilística, por conveniência, cujos dados foram coletados por meio de questionário desenvolvido em formato html e hospedado no site www.pesquisams.hpg.com.br, no período de 08/10/2001 a 28/10/2001. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: a comodidade, como a principal variável influenciadora para compra virtual; preferência pela loja real e o fato de não gostar de comprar sem ver e sentir o produto, representando as principais variáveis de desistência e o fato de não gostar de comprar sem ver e sentir o produto figurando entre os usuários que não utilizam este meio para compras.

Downloads

Como Citar

ARRUDA, D. M. de O.; MIRANDA, C. M. C. Variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: um estudo com consumidores brasileiros. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 5, n. 2, 2003. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/245. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos