Variáveis comportamentais determinantes de compra no varejo virtual: um estudo com consumidores brasileiros
Palavras-chave:
e-commerce, comportamento do consumidor, internetResumo
Atualmente, no Brasil, muitas empresas estão lançando suas operações de e-commerce em diversas áreas, através de portais horizontais que abrigam diversas lojas virtuais ou também mediante portais verticais especializados em determinados segmentos. A internet, aliada ao cybermarketing, ganhou sua face multimídia, deixando de ser unicamente um meio de comunicação para ser uma ferramenta com novas e poderosas aplicações. Esta pesquisa, de caráter descritivo, buscou, por meio das respostas de 368 usuários da internet em nove estados brasileiros, identificar as variáveis comportamentais determinantes para a decisão de compra no varejo virtual entre três grupos de usuários: os que utilizam, os que desistiram de usar e os que não utilizam o e-commerce. Utilizou-se uma metodologia não probabilística, por conveniência, cujos dados foram coletados por meio de questionário desenvolvido em formato html e hospedado no site www.pesquisams.hpg.com.br, no período de 08/10/2001 a 28/10/2001. Dentre os principais resultados encontrados destacam-se: a comodidade, como a principal variável influenciadora para compra virtual; preferência pela loja real e o fato de não gostar de comprar sem ver e sentir o produto, representando as principais variáveis de desistência e o fato de não gostar de comprar sem ver e sentir o produto figurando entre os usuários que não utilizam este meio para compras.