OS PILARES DA QUALIDADE: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DO CAFÉ (PQC)

Autores

  • Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme P&A Marketing
  • Rosa Teresa Moreira Machado Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

café, qualidade, certificação, padronização

Resumo

Objetivou-se, no presente trabalho, principalmente analisar o processo de implementação do Programa de Qualidade do Café (PQC) e suas implicações nas empresas de café torrado e moído do Brasil. Buscou-se descrever a filosofia e os objetivos que sustentam a concepção do PQC por meio da construção de um modelo teórico de análise: os “pilares da qualidade”. Foram analisadas as estratégias de mercado de treze torrefadoras. Os dados obtidos com a pesquisa foram agrupados no modelo dos “pilares da qualidade”: qualidade do produto, qualidade do processo e sinal de qualidade. Verificou-se que a implementação do PQC, ao introduzir um padrão de qualidade, faz com que as empresas adotem estratégias de coordenação vertical com seus fornecedores e distribuidores, sendo que manter o padrão de qualidade é uma dificuldade comum a todo universo pesquisado. A implementação da rastreabilidade em seu sistema produtivo foi outra limitação entre as empresas que ainda não adotaram o PQC. As empresas pesquisadas que focavam seu negócio na diferenciação por atributos de qualidade precisam do alicerce da certificação ou de marcas fortes para transmitir credibilidade aos seus consumidores. O principal fator que aumentou a coordenação vertical foi a qualidade, demonstrando a importância da adoção da certificação do PQC.

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Publicado

2011-04-04

Como Citar

LEME, P. H. M. V.; MACHADO, R. T. M. OS PILARES DA QUALIDADE: O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE DO CAFÉ (PQC). Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/24. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos