Derivados de açúcar: internacionalização na cadeia produtiva do açúcar na segunda metade da década de 1990

Autores

  • Maria Rita Pontes Assumpção Alves

Palavras-chave:

cadeia produtiva do açúcar, indústria de alimentos, cadeias de suprimento, parcerias estratégicas, globalização de mercados

Resumo

Este trabalho identifica novo uso de açúcar para suprimento à indústria de alimentos: produção de ingredientes específicos. Analisa a ocorrência de associação de usinas com produtoras de derivados de açúcar, no contexto de desregulamentação produtiva e globalização de mercados, na segunda metade da década de 1990. As produtoras de ingredientes específicos, derivados do açúcar, estabelecem parcerias e joint-ventures com usinas açucareiras para garantia no fornecimento do açúcar. Uma conseqüência importante é a internacionalização do segmento de segundo (e primeiro) processamento agrícola da cana-de-açúcar, que ocorre por meio dessas alianças estratégicas. Essas empresas detêm o conhecimento sobre processos produtivos de ingredientes específicos (com base biotecnológica) que, comparados com processos convencionais, apresentam grande diferencial de produtividade e de custos de produção. Há combinação da competência das usinas para produção agrícola e capacitação tecnológica de transnacionais para produção de derivados de açúcar.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

ALVES, M. R. P. A. Derivados de açúcar: internacionalização na cadeia produtiva do açúcar na segunda metade da década de 1990. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 6, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/229. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos