A ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS VERSUS PREMISSAS DA ESCOLA DA ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA: UM ESTUDO MULTICASOS NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO

  • Francisco Sávio de Oliveira Barros
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
Palavras-chave: estratégia empresarial, contexto empreendedor, estratégia empreendedora

Resumo

A temática estratégia empresarial tem sido objeto de uma crescente preocupação e de estudos no âmbito da literatura acadêmica, porém, têm-se observado poucos estudos acerca das estratégias empreendedoras. Em face da realidade, este estudo tem como principal proposta identificar as principais características do processo de formação de estratégia em empresas do contexto empreendedor, relacionando-as com as premissas conceituais da Escola da Estratégia Empreendedora, conforme apresentada por Mintzberg et al. (2000), fazendo uso de uma verificação de campo em empresas de pequeno porte do setor de alimentação, com sede na cidade de Fortaleza. Para a operacionalização deste estudo exploratório-descritivo e de natureza qualitativa, realizado em 2003, os dados primários foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com empreendedores e dirigentes das empresas e de observações diretas realizadas em visitas às suas sedes e respectivos pontos de vendas. Após a pesquisa, concluiu-se que as premissas da Escola da Estratégia Empreendedora não foram identificadas na sua totalidade nas empresas estudadas. A adoção de iniciativas nos meios acadêmicos para estudos do conteúdo estratégico do comportamento empreendedor viria a formar uma nova realidade para a compreensão do funcionamento de pequenas empresas e de sua importância para o desenvolvimento econômico de nosso país.
Publicado
18-04-2011
Seção
Artigos