AGROLOG – SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA EM CADEIAS DE ABASTECIMENTO COM ORIGEM NA PRODUÇÃO FAMILIAR

Autores

  • Janaina Deane de Abreu Sá Diniz Universidade de Brasília
  • Adelaide dos Santos Figueiredo Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Avaliação, logística integrada, modelagem, cadeia de abastecimento, produção familiar

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, as etapas de uma pesquisa de desenvolvimento de um software de avaliação da integração logística em cadeias de abastecimento que tenham como primeiros fornecedores os produtores de base econômica familiar. Dentre os objetivos do artigo, tem-se a descrição do software e de resultados de sua aplicação. Essas cadeias possuem peculiaridades no planejamento da produção e da distribuição de seus produtos e, por isso, necessitam da adaptação de alguns conceitos logísticos à sua realidade para que possam ser avaliadas e aperfeiçoadas. Inicialmente, é apresentada uma revisão sobre conceitos logísticos e sobre as peculiaridades da produção familiar, a fim de possibilitar uma discussão sobre a avaliação do desempenho logístico em organizações de produtores de base econômica familiar. Em seguida, os passos adotados na modelagem do software Agrolog são detalhados e as premissas para aplicação do modelo são fornecidas. O modelo do software proposto e os princípios do seu funcionamento são apresentados, assim como os resultados das avaliações qualitativas, obtidos durante a validação do modelo em uma cooperativa de produtores de hortaliças do Distrito Federal. Por fim, são discutidas as limitações e perspectivas relacionadas ao desenvolvimento e aplicação do software. .

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

SÁ DINIZ, J. D. de A.; FIGUEIREDO, A. dos S. AGROLOG – SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DA INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA EM CADEIAS DE ABASTECIMENTO COM ORIGEM NA PRODUÇÃO FAMILIAR. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/21. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos