ECR ENTRE O CONCEITO E A PRÁTICA: UM ESTUDO MULTICASO NOCANAL DE DISTRIBUIÇÃO DE MERCEARIA BÁSICA

Autores

  • Flávia Angeli Ghisi Universidade de São Paulo-FEA/USP
  • Andrea Lago da Silva Universidade de São Carlos

Palavras-chave:

ECR, canais de distribuição, mercearia básica

Resumo

Embora exista um esforço crescente por parte das empresas em divulgar os fundamentos do Efficient Consumer Response (ECR) e um grande interesse acadêmico por esse tema, é perceptível a dificuldade na compreensão da sua implementação e operacionalização. Neste sentido, visando trazer informações que pudessem agregar conhecimento sobre o ECR, buscou-se neste trabalho fazer uma análise crítica da sua implementação, com base em uma ampla revisão da literatura sobre o assunto em diversas publicações nacionais e internacionais e uma pesquisa qualitativa realizada com indústrias, atacadistas e varejistas. Identificou-se nessa pesquisa de campo quais estratégias, processos e tecnologias do ECR estavam sendo realmente empregadas pelas empresas, os motivos que levaram essas organizações a implementá-las, as dificuldades enfrentadas nesse processo e a visão das empresas pesquisadas quanto a seus desdobramentos futuros no Brasil. Os resultados aqui discutidos podem contribuir àquelas empresas que pretendem maximizar a implementação do ECR ou iniciar o processo de adoção dessa estratégia de gestão.

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Publicado

2011-04-18

Como Citar

GHISI, F. A.; DA SILVA, A. L. ECR ENTRE O CONCEITO E A PRÁTICA: UM ESTUDO MULTICASO NOCANAL DE DISTRIBUIÇÃO DE MERCEARIA BÁSICA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/207. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos