SINTONIA DA INFORMAÇÃO SOBRE AS PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA ENTRE OS AGENTES DA CADEIA DE PRODUÇÃONO DISTRITO FEDERAL
Palavras-chave:
consumidor, carne bovina, informaçãoResumo
Os estudos sobre o agronegócio fundamentam-se numa dimensão sistêmica, buscando entender o relacionamento entre agentes e a busca de maior eficiência entre ou intracadeias. Para tanto, torna-se necessária a compreensão dos diversos fluxos que, no Sistema Agroindustrial (e em suas cadeias), se encerra: fluxos de materiais e produtos, fluxos de capital e fluxos de informação. O fluxo da informação, como objeto deste estudo, é gerado em fontes primárias (consumidores), posicionadas à jusante da cadeia de produção, e “flui” por meio de canais, atingindo todos os pontos que determinam interesses estratégicos dentro da cadeia. Em seu percurso, sofre transformações (ruídos) a partir do momento em que é decodificada por fontes secundárias. Utilizando estes elementos, com o presente trabalho, buscou-se identificar a presença de ruído na informação e o grau de sintonia entre os setores e segmentos da cadeia de produção da carne bovina no Distrito Federal. Numa abordagem qualitativa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com representantes dos setores à montante da cadeia de produção, a respeito de informações previamente colhidas e analisadas dos consumidores, sobre suas preferências – por meio de um survey . Pelos resultados, verificou-se uma alta sintonia por parte da indústria e supermercados, e uma reduzida sintonia dos varejistas “precistas”.Downloads
Como Citar
BRISOL, M. V.; DE CASTRO, A. M. G. SINTONIA DA INFORMAÇÃO SOBRE AS PREFERÊNCIAS DOS CONSUMIDORES DE CARNE BOVINA ENTRE OS AGENTES DA CADEIA DE PRODUÇÃONO DISTRITO FEDERAL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 7, n. 3, 2005. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/194. Acesso em: 25 dez. 2024.
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Seção
Artigos