FATORES RELEVANTES NA DECISÃO DE COMPRA DE FRANGO CAIPIRA E SEU IMPACTO NA CADEIA PRODUTIVA
Palavras-chave:
frango caipira, agronegócios, cadeia produtivaResumo
Com o aumento de um público consumidor preocupado com saúde, segurança alimentar, meio ambiente e ecologia sustentável, tem sido propiciado o surgimento de inúmeros novos produtos alimentícios naturais como “boi verde”, produtos orgânicos e frango caipira. Assim, nesta pesquisa, de natureza exploratória, teve-se como objetivo identificar os fatores relevantes na decisão de compra de frango caipira pelo consumidor. Para tanto foi utilizada uma amostra composta de 110 consumidores da capital e do interior do estado de São Paulo. Os dados coletados foram tratados pela estatística descritiva, da análise multivariada (análise fatorial) e a inferencial, os testes de Mann-Whitney U e de Kruskal-Wallis. Pelos resultados, constatou-se que para a decisão de compra de frango caipira dois fatores são relevantes: o primeiro e, o mais importante, é a forma de manejo, e o segundo é a certificação e a marca do frango caipira. Ambos causam impacto na cadeia produtiva. Os resultados obtidos foram influenciados, basicamente, pela região de moradia, idade, grau de instrução e a renda familiar dos consumidores. Por fim, concluiu-se que o frango convencional tende a ser recusado pelos consumidores, se for criado artificialmente e com o uso indiscriminado dos aditivos químicos. Nesse caso, o frango caipira pode se tornar a grande opção.Downloads
Publicado
2011-04-18
Como Citar
CRABONE, G. T.; MOORI, R. G.; SATO, G. S. FATORES RELEVANTES NA DECISÃO DE COMPRA DE FRANGO CAIPIRA E SEU IMPACTO NA CADEIA PRODUTIVA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 7, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/189. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos