Uma comparação sobre a participação de produtores rurais em organizações de produtores implicações para a extensão rural em Minas Gerais

Autores

  • Ana Alice Vilas Boas Universidade Federal de Lavras
  • Patricia Goldey University of Reading

Palavras-chave:

Extensão rural, associações, administração

Resumo

Neste artigo, faz-se uma comparação sobre a participação de produtores rurais em organizações de produtores rurais e procura-se explicar porque os mesmos preferem conduzir suas atividades de produção e comercialização sozinhos. Examinam-se também as implicações dos resultados para os serviços de extensão rural e outros serviços relacionados. Um total de 122 entrevistas foram realizadas com diferentes categorias de produtores e com os extensionistas da região. Pela análise comparativa de dois estudos de caso (Cruz Alta e Pantano), mostrou-se que as características socioeconômicas não são tão significativas para determinar o nível de envolvimento dos produtores com suas organizações em Minas Gerais. A habilidade dos administradores apareceu como um dos mais importantes fatores de sucesso ou fracasso das organizações de produtores rurais. A presença de competidores particulares pode também determinar grandemente a direção e o destino do processo como um todo. Outra conclusão relevante é que os produtores estão mais predispostos a participar quando as organizações oferecem benefícios adicionais, tais como serviços de trator e venda de insumos. Pelos resultados da pesquisa infere-se que o papel da extensão rural deve estar mais relacionado ao oferecimento de aconselhamento em atividades participativas e à transmissão de técnicas administrativas. A maior implicação dos resultados para os serviços de extensão rural e outras instituições envolvidas no desenvolvimento de comunidades rurais e organizações de produtores rurais está relacionada com a importância de colocar mais ênfase na transmissão de conhecimento sobre aspectos técnicos de gerenciamento de negócios coletivos.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

BOAS, A. A. V.; GOLDEY, P. Uma comparação sobre a participação de produtores rurais em organizações de produtores implicações para a extensão rural em Minas Gerais. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 7, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/185. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos