PREVISÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS ÁREAS RURAIS BRASILEIRAS: UMA ABORDAGEM BOX-JENKINS

Autores

  • Regina Ávila Santos Universidade de São Paulo
  • Mateus Hurbano Bomfim Moreno Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0003-4243-2023
  • Ítalo João Bolqui Dutra Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Eletrificação rural, séries temporais, zona rural

Resumo

O objetivo deste trabalho é prever o consumo de energia elétrica na área rural brasileira no curto prazo. Para isso, utilizou-se o modelo de séries temporais de Box-Jenkins, na sua forma univariada. A série de dados de consumo de energia elétrica corresponde ao período de 1996 a 2020, distribuídos trimestralmente. Dentre os resultados, constatou-se que o modelo é bem ajustado e prevê para o curto prazo aumentos sucessivos no consumo de energia da zona rural, o que reflete o não decréscimo do ritmo produtivo no agronegócio brasileiro e a resiliência da produção familiar rural.

Biografia do Autor

Regina Ávila Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Economia Aplicada, pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestre em Economia Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada - PPGE/FURG (2019). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Possui experiência nos setores financeiro e de serviços. Atualmente, é pesquisadora associada do Núcleo de Economia Regional, Urbana e Ambiental (NERUA/FURG).

Mateus Hurbano Bomfim Moreno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unidade de Toledo - PR.

Ítalo João Bolqui Dutra, Universidade de São Paulo

Doutorando em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) - Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Teoria Econômica pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

SANTOS, R. Ávila; MORENO, M. H. B.; DUTRA, Ítalo J. B. PREVISÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS ÁREAS RURAIS BRASILEIRAS: UMA ABORDAGEM BOX-JENKINS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 24, p. e1844, 2022. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1844. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento