CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE VALOR NA CADEIA DE CAFÉS ESPECIAIS: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE AGENTES DO PARANÁ, BRASIL E DA EUROPA
Palavras-chave:
Atributos de qualidade, Informação assimétrica, Custos de transação, Análise de governança, Contratos relacionaisResumo
Objetivou-se compreender como se organizam as transações da cadeia de valor dos cafés especiais entre os agentes no Paraná, Brasil e na Europa, com foco nas características da transação e mensuração para criação e distribuição de valor. Foram realizadas 26 entrevistas semiestruturadas com membros da cadeia de valor global de cafés especiais envolvendo o Estado do Paraná, Brasil, e quatro países europeus. Como resultado, esta é uma cadeia complexa, heterogênea e não linear. O que é transacionado é um conjunto de atributos de valor intrínsecos e extrínsecos. Além dos atributos físicos, sensoriais, de produção socialmente sustentável, sociais e regionais, identificamos a agradabilidade e a padronização do produto como atributos considerados nas transações. Esses atributos mudam ao longo da cadeia e são medidos de forma diferente pelos agentes, podendo criar desequilíbrios de mensuração ao longo da cadeia. A não mensuração por agentes tais como torrefadores e cafeterias, compromete a transmissão de informações por serem estes os primeiros agentes a identificar o valor na cadeia. Tais desequilíbrios poderiam ser identificados pela observação do conjunto de transações da cadeia como um todo em detrimento de uma transação isolada. Como contribuição empírica discutimos que ao expor quais atributos são considerados um valor para cada transação, as instituições públicas e privadas podem desenvolver mecanismos de avaliação de qualidade mais
objetivos. Teoricamente, defendemos que para entender a eficiência em cadeias globais de valor é necessário analisar
o conjunto de transações que compõem toda a cadeia e não
apenas a análise de transações diádicas entre dois elos.