Vantagens e desvantagens das alianças estratégicas: uma análise sob a ótica dos agentes da cadeia produtiva da carne bovina

Autores

  • Gabriela Cardozo Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Márcia Dutra de Barcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

alianças estratégicas, cadeia agroindustrial, carne bovina

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as vantagens e desvantagens das alianças em cadeias agroindustriais, a partir da percepção dos agentes participantes de uma aliança específica estabelecida na cadeia da carne bovina. A análise está baseada na percepção dos parceiros principais: empresa varejista, indústria frigorífica e associação de produtores de raça, que estabeleceram uma parceria para a produção de um produto diferenciado e a criação de marca em carne bovina. O estudo também se propõe a identificar as principais causas de sucesso nas alianças, sob a ótica dos agentes, assim como as principais causas de insucesso, visando um maior entendimento sobre os fatores que conduzem à manutenção e à durabilidade das mesmas no mercado. Os resultados indicam que a percepção dos agentes é bastante semelhante em relação às desvantagens e vantagens da aliança, sendo estas mais valorizadas pelos parceiros, que consideram como principais a diferenciação do produto, o acesso ao mercado e a maior estabilidade na produção. São consideradas condições de sucesso das alianças o comprometimento dos agentes e a regularidade da produção, causas das principais falhas nas iniciativas que não tiveram continuidade.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

FERREIRA, G. C.; DE BARCELLOS, M. D. Vantagens e desvantagens das alianças estratégicas: uma análise sob a ótica dos agentes da cadeia produtiva da carne bovina. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/184. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos