A SUBCONTRATAÇÃO NO SUL DE MOÇAMBIQUE: A PERCEPÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES FAMILIARES NA CADEIA DE VALOR DO AÇÚCAR
Palavras-chave:
Agronegócio, setor do açúcar, análise fatorial confirmatória, ÁfricaResumo
Desde finais do século XX Moçambique tem registado importantes investimentos externos na agricultura, sobretudo na implantação do agronegócio. No setor do açúcar, verificaram-se investimentos em grandes empresas de monocultura e na
primeira transformação, apoiados em sistema de subcontratação dos pequenos produtores familiares, com efeitos positivos e
negativos nas áreas rurais. O conhecimento das perceções que os pequenos produtores familiares subcontratados atribuem à
sua experiência efetiva com estas empresas é relevante para a consolidação desta forma de integração no mercado. O estudo
visa avaliar as perceções de valor dos pequenos produtores familiares que atribuem à sua relação com uma agroindústria na
produção da cana-de-açúcar na cadeia de valor do açúcar. O estudo é realizado aplicando a Análise Fatorial Confirmatória a
uma versão reduzida de uma escala de valores, que relaciona quatro constructos subjacentes ao conceito abstrato de Valor.
Os resultados indicam que os julgamentos avaliados pelos produtores são multidimensionais, focados nos aspectos utilitários (desempenho/custo), emocionais e sociais, com maior magnitude da dimensão monetária (custos). O estudo destaca a
importância do julgamento cognitivo/econômico como fator crucial na criação de valor relacional no contexto agrícola e da
dependência dos aspectos afetivos e sociais aos aspectos utilitários da relação. Neste estudo, o conceito de Valor Percebido, determinante na adequação das estratégias de retenção/fidelização de clientes/consumidores em contexto de consumo foi estendido ao estudo de uma relação, em contexto de prestação de serviços agrícolas.