Gerenciamento da cadeia de suprimentos de engenhos de arroz no Rio Grande do Sul: um estudo à  luz da economia dos custos de transação

Autores

  • Renato Santos de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Alessandro Porporatti Arbage Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiano Corazza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

custos de transação, cadeia produtiva do arroz, coordenação

Resumo

O objetivo do trabalho foi identificar o gerenciamento da cadeia de suprimentos de engenhos processadores de arroz na Depressão Central do Rio Grande do Sul e avançar na compreensão dos aspectos que envolvem a transação entre o setor agrícola e o setor industrial. A coleta de dados consistiu no envio de um questionário para os engenhos e a realização de entrevistas posteriores. Na região, existem 22 engenhos, dos quais 10 responderam o questionário. Os resultados permitiram duas conclusões importantes: a) o abastecimento das agroindústrias se dá, predominantemente, pelos produtores rurais da região, os quais já dispõem de boa estrutura de armazenamento, o que lhes permite planejar melhor a comercialização e reduzir os efeitos da sazonalidade dos preços sobre a renda agrícola e b) a cadeia de suprimentos apresenta poucos mecanismos de coordenação e a governança se dá, ainda, predominantemente via mercado. Há a predominância de relações não contratuais. Praticamente não há ocorrência de mecanismos de controle, bem como de troca de informações entre indústria e produtor, e a utilização de mecanismos de orientação e assistência técnica é muito pequena, predominando apenas nas organizações cooperativas e em uma das empresas privadas.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

DE SOUZA, R. S.; ARBAGE, A. P.; CORAZZA, C. Gerenciamento da cadeia de suprimentos de engenhos de arroz no Rio Grande do Sul: um estudo à  luz da economia dos custos de transação. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/178. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos