A utilização do controle de qualidade de acordo com o sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) na indústria pesqueira brasileira: o caso da Netunopescados no estado de Pernambuco

Autores

  • Reginaldo José Carlini Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Claudemir Farias Barreto Universidade Federal de Pernambuco
  • Waldeck Lisboa Filho Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco

Palavras-chave:

controle de qualidade, nível de segurança, pescados

Resumo

O mercado consumidor, cada vez mais, exige que as empresas lhe ofereçam produtos de qualidade superior. Estas, por sua vez, estão em busca de soluções para atender a tais exigências e, assim, consolidar sua imagem e credibilidade junto aos consumidores. Tais iniciativas levam a ganhos e tornam estas empresas mais competitivas, ao ponto de assumir uma posição de destaque nos mercados em que atuam. Este artigo tem como objetivo compreender como a Netuno Pescados vêm utilizando o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), a fim de garantir um alto nível de segurança aos produtos oferecidos aos mercados atendidos por ela. O sistema parte do princípio de que, em vários pontos da indústria, podem existir perigos biológicos, químicos e físicos. No entanto, pode-se tomar medidas preventivas para controlá-los e afastar possíveis riscos a saúde dos consumidores. Esta empresa vem se destacando nos segmentos de beneficiamento, comercialização e distribuição de peixes, lagostas e camarões. A preocupação em fornecer produtos com a qualidade garantida redobra os esforços de seus colaboradores e faz do controle de qualidade uma peça importante na sua cadeia produtiva. Utilizou-se a entrevista como o principal procedimento técnico de coleta de dados. Os resultados obtidos estão descritos dentro de uma ordem lógica e também organizados em fluxos e quadros sinópticos, o que facilita a sua visualização.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

JUNIOR, R. J. C.; BARRETO, C. F.; FILHO, W. L. A utilização do controle de qualidade de acordo com o sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) na indústria pesqueira brasileira: o caso da Netunopescados no estado de Pernambuco. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/175. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos