O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DOS ESTUDOS SOBRE AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 1945 A 2020

Autores

Palavras-chave:

Agribusiness, Web of Science, Bibliometria, Perspectivas agropecuárias, agenda de pesquisas futuras

Resumo

O agronegócio, importante setor da economia, tem despertado o interesse da academia, implicando em uma gama de produções científicas que podem gerar conhecimento para o campo das ciências agrárias e diversas outras áreas. Este estudo teve como objetivo investigar o comportamento da literatura científica internacional sobre o agronegócio, a fim de poder pautar os temas que estão emergindo. Para tanto, utilizou-se da técnica de análise de dados bibliométrica,  conduzida em uma das principais bases indexadoras, a Web of Science (WoS), por meio dos softwares EndNote e CiteSpace. Fez-se uma revisão da literatura, identificando 787 trabalhos publicados entre os anos de 1945 a 2020. Constatou-se crescimento significativo na produção acadêmica em torno da pauta do agronegócio. A partir de
2007, Brasil e Estados Unidos (EUA) foram os países com maior quantidade de publicações sobre o tema, com destaque para a maior diversidade de periódicos que publicaram sobre o tema. Cada vez mais o agronegócio vem sendo estudado de maneira transdisciplinar, com pluralidade de temas atrelados a ele, tais como inovação, performance, administração estratégica, desenvolvimento e sustentabilidade. O desenvolvimento econômico e ambiental, pautado por tópicos de sustentabilidade, das suas mais variadas matrizes, vêm ascendendo consideravelmente. Concluiu-se que pesquisas sobre o agronegócio se encontram em expansão, em diferentes áreas do conhecimento, permitindo compreender que tal conceito, sustentado pela imagem de rede, está cada vez menos condicionado à agricultura de maneira isolada, e sim à sua cadeia produtiva. O artigo ainda conta com uma figura que resume a agenda de estudos futuros. 

Downloads

Publicado

2021-09-10

Como Citar

PEREIRA, A. L. C.; SADOCCO, R. R. S.; DA SILVA, M. G.; OLIVEIRA JÚNIOR, M.; BASSOTTO, L. C. O ONTEM, O HOJE E O AMANHÃ DOS ESTUDOS SOBRE AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE 1945 A 2020. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 23, p. e1737, 2021. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1737. Acesso em: 27 set. 2021.

Edição

Seção

Sistemas agroindustriais e sustentabilidade