Percepção da Imagem ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE UM SUPERMERCADO

  • Davidson Campos Soares Barbosa
  • Dalton Jorge Teixeira
Palavras-chave: mercado varejista, varejo de alimentos, imagem, mensuração da imagem

Resumo

O tema deste artigo é a percepção da imagem organizacional de consumidores do setor varejista, com base em um estudo com clientes de um supermercado, objetivando promover um confronto entre a prática e os modelos teóricos referentes à imagem organizacional. Estudos a respeito da imagem no ambiente mercadológico, em especial no mercado varejista, vêm sendo realizados desde a última metade do século XX. Em sua base teórica, as contribuições dos principais autores que estudam a imagem em organizações são evidenciadas, partindo do clássico artigo sobre imagem no mercado varejista, escrito por Pierre Martineau "The Personality of the Retail Store". Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva realizada por meio de perguntas estruturadas feitas a uma amostra de consumidores de um supermercado da cidade de Belo Horizonte, para verificar a percepção da imagem que os mesmos têm desta organização. Os resultados demonstram que os aspectos intrínsecos à organização podem influenciar a conduta de seus consumidores e que estes aspectos devem ser vistos como um diferencial de mercado a ser explorado no segmento do varejo de alimentos.
Publicado
18-04-2011
Como Citar
BARBOSA, D.; TEIXEIRA, D. Percepção da Imagem ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DE UM SUPERMERCADO. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 8, n. 2, 18 abr. 2011.
Seção
Artigos