Percepção da imagem organizacional: Um estudo com consumidores de um supermercado

Autores

  • Davidson Campos Soares Barbosa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Dalton Jorge Teixeira Pontifícia Universidade Católica

Palavras-chave:

mercado varejista, varejo de alimentos, imagem, mensuração da imagem

Resumo

O tema deste artigo é a percepção da imagem organizacional de consumidores do setor varejista, com base em um estudo com clientes de um supermercado, objetivando promover um confronto entre a prática e os modelos teóricos referentes à imagem organizacional. Estudos a respeito da imagem no ambiente mercadológico, em especial no mercado varejista, vêm sendo realizados desde a última metade do século XX. Em sua base teórica, as contribuições dos principais autores que estudam a imagem em organizações são evidenciadas, partindo do clássico artigo sobre imagem no mercado varejista, escrito por Pierre Martineau "The Personality of the Retail Store". Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva realizada por meio de perguntas estruturadas feitas a uma amostra de consumidores de um supermercado da cidade de Belo Horizonte, para verificar a percepção da imagem que os mesmos têm desta organização. Os resultados demonstram que os aspectos intrínsecos à organização podem influenciar a conduta de seus consumidores e que estes aspectos devem ser vistos como um diferencial de mercado a ser explorado no segmento do varejo de alimentos.

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Publicado

2011-04-18

Como Citar

BARBOSA, D. C. S.; TEIXEIRA, D. J. Percepção da imagem organizacional: Um estudo com consumidores de um supermercado. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/172. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos