MARKETING DE ALIMENTOS E O COMPORTAMENTO DE CONSUMO: PROPOSIÇÃO DE UMA TIPOLOGIA DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS LIGHT E OU DIET

  • Thelma Lucchese
  • Mario Otavio Batalha
  • Jean Lois Lambert
Palavras-chave: práticas alimentares, tipologia de consumidor e influências culturais sobre alimentação

Resumo

Investigações detalhadas das práticas alimentares dos consumidores permitem o acesso a informações importantes quanto às diferentes maneiras pelas quais os consumidores interpretam seus comportamentos. Reconhecendo que os indivíduos têm objetivos e preocupações distintas em relação a sua alimentação (diferentes representações dos alimentos), resultando modelos alimentares distintos, uma tipologia de consumidores de produtos light e ou diet foi proposta neste artigo, no sentido de melhor compreender o perfil dos consumidores e não consumidores desses produtos e também as maneiras que esses os percebem. Para isso, os indivíduos foram questionados quanto à freqüência do consumo, quanto às razões que os fazem adotar ou rejeitar esses produtos e quanto a sua opinião sobre o significado de "comer bem" (contato com suas normas e valores). Visando realizar análises conjuntas de um grande número de variáveis qualitativas e realizar a tipologia mencionada, optou-se pela adoção de análises estatísticas multivariadas (correspondência múltipla e agrupamento). Para interpretar o conteúdo do que foi declarado pelos entrevistados, uma análise lexical foi empregada. A partir dos resultados, concluiu-se que grupos de consumidores e não consumidores revelam razões distintas quanto ao consumo (preocupação com a forma física e preocupação com a saúde) ou rejeição dos produtos (duvidam da eficácia ou acreditam que são produtos que não alimentam) e, por tal razão, a separação única e homogênea entre consumidores e não consumidores, comumente encontrada em estudos de mercado, não foi realizada por este trabalho.
Publicado
18-04-2011
Como Citar
LUCCHESE, T.; BATALHA, M.; LAMBERT, J. MARKETING DE ALIMENTOS E O COMPORTAMENTO DE CONSUMO: PROPOSIÇÃO DE UMA TIPOLOGIA DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS LIGHT E OU DIET. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 8, n. 2, 18 abr. 2011.
Seção
Artigos