Desenvolvimento de um sistema computacional para cálculo do custo do km percorrido e análise de rentabilidade de transportadora de cargas

Autores

  • Eliane Almeida do Carmo Universidade Federal de Lavras
  • Marcos Aurélio Lopes Universidade Federal de Lavras
  • Francisval de Melo Carvalho Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

custo, informática, transportadora

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver um sistema computacional visando auxiliar os técnicos e administradores do ramo de transportes de cargas a calcularem o custo do quilômetro percorrido por caminhões de carga, bem como realizar a análise de rentabilidade de uma empresa transportadora. O sistema computacional foi desenvolvido utilizando-se o Microsoft Excel® e possui um plano de contas que permite ao usuário o cadastramento de todas as despesas e receitas. Permite, ainda, o cadastramento dos investimentos iniciais, dos bens móveis e benfeitorias, visando incluir os custos fixos referentes à depreciação. O sistema possui planilhas-resumo que informam ao usuário o resultado, ao final do período, de cada caminhão e também o resumo geral que mostra a análise de rentabilidade de toda a transportadora. O sistema desenvolvido permite realizar simulações envolvendo diversos parâmetros e, principalmente, determina o custo do km rodado, constituindo-se em um importante instrumento que auxilia a gestão da empresa, por fornecer indicadores de desempenho técnico, financeiro e econômico.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

DO CARMO, E. A.; LOPES, M. A.; CARVALHO, F. de M. Desenvolvimento de um sistema computacional para cálculo do custo do km percorrido e análise de rentabilidade de transportadora de cargas. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/168. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos