MEGAPRODUTORES: A ESTRATÉGIA QUE DEU ORIGEM A UMA NOVA CATEGORIA DE PRODUTORES NOS SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS
Palavras-chave:
Segmentação de mercado, Agronegócio, Private Banking
Resumo
Em 2011, uma importante instituição financeira criou em sua estrutura de private banking uma carteira formada exclusivamente por produtores rurais. Tal estratégia evidenciou a heterogeneidade entre os produtores rurais brasileiros, ainda pouco explorada pela literatura. Nesse sentido, objetivou-se nesse estudo descrever a estratégia que originou esta nova categoria de produtores, identificando os motivos que influenciaram a sua implementação. Para tanto, realizou-se um estudo de caso sobre a estratégia adotada pela instituição estudada. As informações foram coletadas por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com 6 funcionários envolvidos diretamente no processo que deu origem aos Megaprodutores. Conforme os resultados, a estrutura dos mercados de private banking e de crédito rural foram os principais influenciadores para que a instituição criasse e implementasse a estratégia analisada. Também foi identificado que a estratégia contribuiu para que o banco estudado se posicionasse de maneira mais competitiva no mercado rural, além de influenciar a conduta dos demais participantes. Ademais, os achados da pesquisa evidenciam um novo perfil de produtores rurais, com necessidades e capacidades diferentes daquelas usualmente conhecidas.
Publicado
12-02-2021
Como Citar
LOPES, P.; AZEVEDO, A.; DE CASTRO JUNIOR, L. G. MEGAPRODUTORES: A ESTRATÉGIA QUE DEU ORIGEM A UMA NOVA CATEGORIA DE PRODUTORES NOS SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 22, 12 fev. 2021.
Seção
Artigos