Rentabilidade e risco de sistemas alternativos de produção de leite em pequenas propriedades da microrregião de Viçosa, MG

Autores

  • Gabriel Leão Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Wilson da Cruz Vieira Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

risco, programação linear, pecuária de leite

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral avaliar os retornos/riscos associados aos sistemas alternativos de produção de leite nas propriedades da microrregião de Viçosa, MG, assistidas pelo Convênio UFV/Nestlé. Utilizaram-se um modelo de programação linear padrão e um modelo Motad, que considera as condições de risco no planejamento de uma propriedade. O modelo de programação linear permitiu a identificação das melhores opções entre as atividades disponíveis para a maximização da margem bruta anual. Por meio do cálculo da rentabilidade dos diferentes sistemas de produção de leite e dos riscos associados a eles, foi possível identificar que os produtores de leite da microrregião de Viçosa comportam-se de maneira diferenciada com relação ao risco. De modo geral, os produtores mais dependentes da atividade leiteira para sua sobrevivência são mais avessos ao risco.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

OLIVEIRA, G. L.; VIEIRA, W. da C. Rentabilidade e risco de sistemas alternativos de produção de leite em pequenas propriedades da microrregião de Viçosa, MG. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/163. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos