A inserção econômica da cooperativa agroindustrial Lar e seus reflexos na arrecadação de ICMS, dos municípios onde mantém suas plantas industriais

Autores

  • Miguel Angel Uribe-Opazo
  • Luiz Gilberto Birck
  • Régio Marcio Toesca Gimenes

Palavras-chave:

agroindustrialização, desenvolvimento regional, ICMS

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a inserção no processo de agroindustrialização da Cooperativa Agroindustrial LAR, do município de Medianeira (PR) e seus reflexos na arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) dos municípios onde a cooperativa mantém plantas industriais, no período 2000 a 2004. A metodologia utilizada incluiu a pesquisa documental e o estudo de caso. Pelos resultados, ficou demonstrado que a Cooperativa Agroindustrial LAR contribuiu positivamente para a arrecadação do ICMS dos municípios de Medianeira, Itaipulândia, Missal, Matelândia, Céu Azul e Santa Helena.

Downloads

Publicado

2011-04-18 — Atualizado em 2023-08-29

Como Citar

URIBE-OPAZO, M. A.; BIRCK, L. G.; GIMENES, R. M. T. A inserção econômica da cooperativa agroindustrial Lar e seus reflexos na arrecadação de ICMS, dos municípios onde mantém suas plantas industriais. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 8, n. 3, 2023. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/155. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos