COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PAULISTA DE PESCADO
Palavras-chave:
Marketing, Segmentação, Recursos pesqueiros, Frequência do consumoResumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar o comportamento do consumidor paulista de pescado considerando os aspectos referentes ao hábito de consumo, atributos do produto e fatores sociodemográficos. Realizou-se coletas de dados junto aos consumidores do estado de São Paulo (aproximadamente dois meses), utilizando abordagem online (google docs) e entrevistas presenciais na região metropolitana de São Paulo, resultando em 323 unidades amostrais. Aplicou-se uma regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO) e obteve-se os fatores que determinam a frequência média do consumo de pescado. Os resultados evidenciaram que o consumo de pescado ocorre em média 65 vezes ao ano, sendo prioritariamente realizada por homens e mulheres que não possuem crianças e moram sozinhos ou dividem a casa com poucas pessoas. Outro dado observado foi a respeito da necessidade do consumidor por produtos que forneçam maior valor agregado, como o filé de pescado embalado. Além disso, a variável religiosidade (sexta-feira santa e natal) mostrou ser um fator determinante na frequência do consumo anual deste produto. Portanto, sugere-se ao setor aquícola e pesqueiro o fornecimento do filé de pescado embalado, explorando os atributos extrínsecos ao produto, a implementação de campanhas de marketing visando ampliar a sua visibilidade do produto, bem como o desenvolvimento de produtos destinado ao público infantil. Todas as estratégias de marketing mencionadas, serão fundamentais para atender as necessidades ao mercado consumidor paulista que busca inovação nos produtos e ainda possui restrições culturais ao consumo.