MODERNIDADE ALIMENTAR E CONSUMO NO SEGMENTO DE MÁQUINAS DE BEBIDAS EM CÁPSULAS: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA MEIOS-FIM

Autores

  • Rodrigo Marçal Gandia Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Amanda Pimenta Nascimento Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Isabela Murad Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras - UFLA

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Máquinas de Bebidas em Cápsulas, Teoria Meios-Fim

Resumo

A contemporaneidade gerou mudanças significativas na alimentação humana. O modo como a alimentação é percebida foi modificado, surgindo um novo conceito, o de modernidade alimentar. Os consumidores buscam além de apenas satisfazerem suas funções fisiológicas. Suas necessidades e objetivos são representados cognitivamente por meio de valores, entendidos aqui como estados finais que os consumidores almejam para si próprios. Esta pesquisa qualitativa e exploratória propôs compreender, através da teoria meios-fim, quais os valores que podem ser percebidos na relação de consumo de alimentos líquidos a partir da compra das máquinas de bebidas em cápsulas. Para tanto, procedeu-se com entrevistas em profundidade, a fim de identificar atributos, consequências e valores presentes nas decisões de compras dos consumidores. Utilizou-se a laddering como técnica de análise de conteúdo, pois ela permite maior representação de informações e relações agregadas à percepção dos consumidores, sendo os resultados dispostos em um mapa hierárquico de valores. Com auxílio do software LadderUx chegou-se a matriz de implicação e ao mapa hierárquico de valor. Dessa forma, tem-se como resultados os seguintes valores que influenciaram na decisão de compra das máquinas de bebidas em cápsulas: limpeza, independência, responsabilidade, afetividade, prazer e polidez. Cita-se a contribuição deste estudo para o entendimento desta nova tecnologia e as relações de consumo existentes. Em relação aos resultados práticos, estes podem ser aplicados em novas campanhas publicitárias e como estratégia de marketing.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

GANDIA, R. M.; NASCIMENTO, A. P.; MURAD, I.; VILAS BOAS, L. H. de B. MODERNIDADE ALIMENTAR E CONSUMO NO SEGMENTO DE MÁQUINAS DE BEBIDAS EM CÁPSULAS: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA MEIOS-FIM. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 21, n. 1-3, p. 94–104, 2020. Disponível em: http://revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1495. Acesso em: 4 jul. 2022.