Cooperativas no agronegócio do leite: mudanças organizacionais e estratégicas em resposta à globalização
Palavras-chave:
cooperativas de leite, estratégia competitiva, estrutura organizacionalResumo
Entre os maiores países produtores de leite, o Brasil destaca-se por ter uma baixa participação de cooperativas na captação e comercialização de leite e derivados. Vários fatores podem ser identificados para se explicar as diferenças observadas entre países na participação de mercado das cooperativas leiteiras. Neste artigo, discutem-se aspectos relacionados à estrutura interna e comportamento estratégico das cooperativas de lácteos em resposta ao processo de globalização. Com base em projetos de pesquisa, estudos de caso, entrevistas com dirigentes e observações, neste trabalho são analisados pontos comuns às cooperativas leiteiras nos EUA, Europa e Oceania, que cresceram e prosperaram em condições de fortes pressões competitivas por firmas multinacionais. Algumas condições necessárias para o fortalecimento do sistema cooperativista no mercado de leite e derivados são discutidas, incluindo-se: consolidação mediante fusões e incorporações, formação de alianças estratégicas e redes de negócios, adoção de sistema profissional e representativo de governança corporativa, estrutura centralizada (em substituição ao modelo singular-central), esforços de fidelização do cooperado, novos mecanismos de capitalização e estratégia competitiva alinhada com estrutura corporativa.