AGREGAÇÃO DE VALOR: UMA ALTERNATIVA PARA A EXPANSÃO DO MERCADO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Mariângela Vilckas, Flávio Diniz Nantes

Resumo


A falta de sustentabilidade de muitas empresas rurais tem provocado uma mudança de postura do produtor rural, que tem utilizado cada vez mais instrumentos de gestão nas suas atividades. A agregação de valor se apresenta como uma estratégia interessante para os produtores rurais aumentarem a rentabilidade da atividade e atingirem novos mercados. Tal estratégia pode ser implementada por meio da classificação dos produtos de acordo com uma norma estabelecida, utilização de embalagens adequadas, industrialização da produção e desenvolvimento da marca do produto. Neste trabalho foram estudadas duas empresas do interior do estado de São Paulo que produzem e agregam valor a produtos orgânicos. Pelos resultados, verificou-se que a agregação de valor a produtos orgânicos é uma alternativa extremamente interessante para o desenvolvimento desse mercado, que é diferenciado e formado por clientes exigentes em relação à garantia da qualidade, disponibilidade de informações e conveniência.


Palavras-chave


agregação de valor; alimentos orgânicos; gestão de empreendimentos rurais

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Organizações Rurais & Agroindustriais - Revista Eletrônica de Administração da UFLA

ISSN: 2238-6890 (edição on-line)


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