A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool

Autores

  • Ivelise Rasera Bragato Universidade Metodista de Piracicaba
  • Eduardo Eugênio Spers Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
  • Mirian Rumenos Piedade Bacchi Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Palavras-chave:

informação de mercado, tomada de decisão, agronegócio

Resumo

Este estudo aborda a temática Informação de Mercado (IM) no contexto do setor de açúcar e álcool, focando usinas de cana-de-açúcar e distribuidoras de combustível localizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar a importância da IM, sob a perspectiva desses agentes, em relação à pesquisa dos indicadores de preços de álcool oferecida por um centro de pesquisa. O método utilizado para obter dados qualitativos foi o questionário fechado e de múltipla escolha, dirigido às empresas e uma entrevista com especialistas de um centro de pesquisa. Os resultados demonstraram que essas empresas levam em consideração a IM no processo de tomada de decisão, principalmente como referência para o fechamento de negócios no mercado spot, e também como ferramenta para avaliação de desempenho dos funcionários da área comercial, como indexador de contratos ou, ainda, como fonte de elaboração de análises econômicas. Não foi possível determinar um modelo de tomada de decisão, embora as usinas utilizem uma seqüência de decisões relativamente semelhante, considerando suas peculiaridades financeiras e produtivas. As distribuidoras também seguem a mesma tendência, considerando processos decisórios, estratégias empresariais e um conjunto de alternativas diferentes.

Downloads

Publicado

2011-04-11

Como Citar

BRAGATO, I. R.; SPERS, E. E.; BACCHI, M. R. P. A informação de mercado no processo de tomada de decisão de empresas do agronegócio sucroalcooleiro: o caso dos indicadores de preços de álcool. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/145. Acesso em: 26 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos