REDES, CAPITAL SOCIAL E MARKETING COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO PÚBLICO DE IRRIGAÇÃO JAÍBA

Autores

  • Luciano Thomé e Castro Fundação Getúlio Vargas
  • Frederico Fonseca Lopes Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia
  • Marcos Fava Neves Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Redes, agricultura familiar, capital social

Resumo

Aborda-se, neste estudo, a experiência de um grupo de produtores de limão no projeto público de irrigação Jaíba, em parceria com uma empresa privada, a Itacitrus, além da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba). Em função das conhecidas dificuldades de viabilizar pequenas propriedades em perímetros públicos de irrigação e a agricultura familiar no Brasil, o texto busca apresentar os elementos fundamentais que permitiram o crescimento sustentado da atividade, entendendo os investimentos de cada uma das partes envolvidas na parceria e quais são suas responsabilidades compartilhadas. O método utilizado é o do estudo de caso em profundidade com o uso de observação, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. São utilizados conceitos de redes, bem como capital social e marketing. As conclusões buscam dar diretrizes de gestão para produtores familiares, empresas agroindustriais e para organizações governamentais, envolvidas na busca de desenvolvimento econômico e social no contexto agropecuário. Para os produtores familiares, esses devem buscar construir ou contratar competências sobre qualidade de produtos e comercialização. Para empresas agroindustriais é sugerida a construção de parcerias e, finalmente, para órgãos governamentais, tais como a Codevasf, é sugerida a análise crítica das competências presentes em redes produtivas, como sendo um pré-requisito para a realização de investimentos públicos, como incentivo ao desenvolvimento social e econômico de uma região.

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Publicado

2011-04-04

Como Citar

THOMÉ E CASTRO, L.; LOPES, F. F.; NEVES, M. F. REDES, CAPITAL SOCIAL E MARKETING COMO ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO PÚBLICO DE IRRIGAÇÃO JAÍBA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 12, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/14. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos