REDE DE SEGURANÇA ALIMENTAR DE FORTE COESÃO SOCIAL, A PARTIR DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP

  • Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida
  • Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante
  • Luiz Fernando Paulillo

Resumo

O trabalho apresenta um caso concreto de formação de uma rede de forte coesão social em torno de programas de segurança alimentar local em Araraquara, município da região central do interior do estado de São Paulo, um dos pioneiros no lançamento de políticas públicas nessa dimensão. Objetivou-se,no trabalho,discutir as principais eficácias e os entraves institucionais e organizacionais encontrados na rede principal que se formou no referido município. Um dos principais resultados é que nesse município paulista de médio porte e de relevante geração de riqueza para o estado de São Paulo, existem pequenos agricultores familiares locais compondo uma rede de políticas de segurança alimentar que tem como instrumento dinamizador, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do governo federal. Isso será comprovado mediante uma análise das características dos produtores e das conexões da referida rede de políticas de segurança alimentar.
Publicado
04-04-2011
Como Citar
ALMEIDA, L. M. DE M. C.; FERRANTE, V. L. S. B.; PAULILLO, L. F. REDE DE SEGURANÇA ALIMENTAR DE FORTE COESÃO SOCIAL, A PARTIR DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA-SP. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 12, n. 3, 4 abr. 2011.
Seção
Artigos