EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES DA UFPEL

  • Darlan Pez Wociechoski Universidade Federal de São Paulo
  • Nádia Velleda Caldas Universidade Federal de Pelotas
  • Marcio Silva Rodrigues Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação Superior, Desenvolvimento Rural Sustentável, Ensino

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram mapear e descrever experiências de extensão universitária crítica vinculadas ao desenvolvimento territorial e rural-sustentável de professores da UFPel. Para tanto, foram analisados os 582 projetos de extensão cadastrados no sistema da UFPel referentes ao ano de 2015 e dos 60 destinados ao meio rural encontrados foram selecionados 14 professores/coordenadores para entrevista(um deles foi teste e outros dois não tinham disponibilidade para participação) em 2016. Com base em análise descritivo-interpretativa de 11 entrevistas foi possível identificar a necessidade de promover metodologias dialógicas-participativas de ensino e pesquisa, pois elas são o ponto de partida para a promoção do desenvolvimento sustentável por meio da valorização da identidade cultural e dos recursosnaturais dos territórios rurais e reafirmando e respeitando o papel específico da universidade com a formação do ensino superior estudantil. 
Publicado
18-08-2020
Como Citar
WOCIECHOSKI, D.; CALDAS, N.; RODRIGUES, M. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE DOCENTES DA UFPEL. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 20, n. 3 e 4, p. 246-256, 18 ago. 2020.