PRODUÇÃO DE MANGA NO BRASIL E SUA COMERCIALIZAÇÃO NOS MERCADOS INTERNO E EXTERNO

Autores

  • José Márcio Carvalho UNITINS/CUMCA
  • Maria Cristina Angélico Mendonça Universidade Federal de Lavras
  • Antônio João dos Reis Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

manga, comercialização agrícola, pós-colheita

Resumo

Quando se compara os custos de produção de manga com seus custos de comercialização, é possível ver que no mercado interno o segmento de comercialização é responsável por 52,73% dos custos da fruta no atacado, ficando os restantes 47,27% no segmento de produção. No caso das mangas comercializadas no exterior, a diferença em favor do segmento de comercialização é mais acentuada ainda. No momento da negociação das mangas no atacado, 85,87% dos custos do fruto são agregados pelo segmento de comercialização e os restantes 14,13% estão ligados à etapa de produção no campo. Os custos agregados à manga pelo segmento de comercialização estão ligados, em grande parte, às operações pós-colheita.

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Como Citar

CARVALHO, J. M.; MENDONÇA, M. C. A.; DOS REIS, A. J. PRODUÇÃO DE MANGA NO BRASIL E SUA COMERCIALIZAÇÃO NOS MERCADOS INTERNO E EXTERNO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 1, 2001. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/128. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos