Gestão Social de Agroindústrias em Associações da Agricultura Familiar de Pernambuco

  • Micheline Maria da Conceição França Gonçalves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Tales Wanderley Vital Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Participação social, Agroindústria, Cooperação

Resumo

No presente estudo, objetivou-se analisar experiências de gestão em duas agroindústrias de associações familiares, financiadas pelo Projeto de Combate à Pobreza Rural - PCPR, sob o aspecto da participação social. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso, utilizando como modelo analítico indicadores referentes ao capital social para compreender o processo de participação e cooperação na gestão desses empreendimentos familiares coletivos. Foram utilizados dados primários obtidos nas duas agroindústrias e suas associações gestoras e também dados de residentes dos locais, por meio de amostragem intencional e por acessibilidade. Ficou evidente a importância da participação e cooperação mútua na potencialização do empreendimento familiar coletivo, uma vez que são meios eficazes para se conseguir bons resultados e sucesso nas relações interpessoais e no desempenho produtivo, como foi verificado nos resultados obtidos.

Biografia do Autor

Micheline Maria da Conceição França Gonçalves, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Atualmente é Técnica do projeto SISAN Universidades em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário - MDSA e as Universidades Federal Rural de Pernambuco, Federal da ParaÃíba e Federal do Rio Grande do Norte. Foi Professora Substituta do magistério superior nas disciplinas Higiene e Saúde Pública I, Higiene e Saúde Pública II, Saúde da Mulher e da Criança e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, no Departamento de Ciências Doméstica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015 -2016). Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PADR/UFRPE) - (2014), com o foco na linha de pesquisa em Polí­ticas Publicas e Desenvolvimento Rural Sustentável. Graduada em Bacharelado em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Durante a vivência acadêmica desenvolveu atividades junto à  sociedade, famí­lias e agricultura familiar, com vista à  promoção da qualidade de vida social, estudos dos Sistemas Agroindustriais para o desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar.
Tales Wanderley Vital, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Pós-Doutorado em Comércio Internacional Agrícola na Université de Paris I, Pantheon-Sorbonne - France, e em Economia Territorial na Université Pierre Mendes France, em Grenoble-France; Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Docente do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. E-mail: talesvital@hotmail.com.
Publicado
27-11-2019
Como Citar
GONÇALVES, M.; VITAL, T. Gestão Social de Agroindústrias em Associações da Agricultura Familiar de Pernambuco. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 20, n. 2, 27 nov. 2019.